Padronização e normatização: entenda os conceitos e benefícios

A padronização dos processos de uma organização é a normatização de atividades de alto desempenho. Tudo bem, mas o que isso significa na prática? Isso significa visualizar como o processo ocorre e definir alguns tópicos:

  • O porquê de o processo ser executado;
  • O que deve ser feito e como;
  • Quais os resultados esperados;
  • Quais são os responsáveis;
  • Quando as atividades devem ser executadas;
  • Onde o processo deve ocorrer.

Assim, a padronização é um instrumento extremamente necessário para gestões empresariais que buscam retornos positivos. Ela assegura que os processos da organização estão sendo realizados na sua capacidade máxima de eficácia. Além disso, promove o alinhamento da equipe com os resultados e define os responsáveis. Nesse cenário, um sistema de gestão com padrões de qualidade altos faz a empresa ser extremamente competitiva no mercado

Por que as normas da ISO são uma referência para a execução de processos?

O conjunto das normas da ISO (International Organization for Standardization) é construído por especialistas da Qualidade de diversos países, sendo, portanto, reconhecidas internacionalmente como diretrizes capazes de proporcionar resultados expressivos, a curto e longo prazo. Nesse sentido, alguns benefícios são a estruturação da organização interna, a redução de custos, o aumento de credibilidade e a satisfação dos clientes. 

As maiores e mais consolidadas empresas do mercado mundial possuem certificação pela ISO. E são essas empresas que buscam pela melhoria continua de processos. 

ENTENDA UM POUCO SOBRE A ISO 9001

A norma ISO 9001, uma das principais da instituição, possui 7 princípios de Gestão da Qualidade que guiam a conduta das empresas, os quais podem ser resumidos da seguinte forma:

  1. Foco no cliente: promover a satisfação do público;
  2. Liderança: líderes capazes de gerenciar as mudanças e motivar a equipe;
  3. Engajamento das pessoas: equipe engajada retorna em produtividade;
  4. Abordagem por processos: orienta os colaboradores a forma de como agir em relação aos processos;
  5. Tomada de decisão baseada em evidências: monitorar os processos e coletar dados para embasar a tomada de decisões;
  6. Melhoria contínua: buscar os gargalos e otimizar os processos de forma sistemática;
  7. Gestão de relacionamento: gerenciar os relacionamentos entre colaboradores, fornecedores e clientes a fim de buscar a melhor experiência possível para o cliente final. 

Portanto, a ISO 9001 é uma ferramenta muito útil para os gestores que buscam excelência para sua organização

Assim, esperamos que a Projep tenha ajudado sua empresa ou organização com esse conteúdo! Então, se precisar falar conosco, acesse nosso site ou envie uma mensagem para nosso WhatsApp!

Desenvolvido por Richelli Loren.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *