Otimização de Layout: saiba como aumentar a eficiência no seu espaço.

Antes de tudo, uma pergunta: você pretende economizar tempo e reduzir custos? Ou facilitar o fluxo de informações, aumentar a dinâmica no trabalho e consequentemente elevar a produtividade da sua empresa? Se, para algum desses pontos, a resposta foi sim, a otimização de layout pode sanar seus problemas.

Essa otimização nada mais é do que adequar e organizar o ambiente de trabalho através da disposição de máquinas, equipamentos, fluxo de funcionários ou recursos com a finalidade de otimizar todos seus processos.

“Mas, qual a importância de eu aplicar uma otimização de layout e quais processos eu posso melhorar dentro do meu estabelecimento?” 

Se o foco de uma empresa é atingir resultados de maneira natural, é imprescindível que ela tenha um ambiente saudável e organizado, com todos seus recursos dispostos de forma adequada; isso aumenta o conforto e a produtividade de seus funcionários. Além disso, o layout é um fator fundamental para conquistar novos clientes e também satisfazer os antigos, devendo estar, assim, sempre de acordo com seu público-alvo. 

Da mesma forma, estoques desorganizados, movimentação confusa de pessoas ou recursos, demora na realização de algum processo e acúmulo de papelada ou produtos: esses são problemas comuns que uma otimização de layout resolve, até mesmo um layout arquitetônico, gerando melhora em todo processo produtivo dentro de uma empresa. 

“Mas, o que fazer na minha empresa para melhorar seu layout?” 

Algumas simples mudanças já são capazes de gerar resultados grandiosos com uma otimização do ambiente.

Para isso, o gerente precisa observar, dentro do estabelecimento, quais os espaços ociosos e, assim, transformá-los em espaços inteligentes; isso faz com que cada parte dos setores seja aproveitada, não deixando algum sobrecarregado perante outros, evitando também excesso de procedimento em um único local.

Desse modo, evitará desorganização e perda de espaço, que, no fim, geram perda de dinheiro. Essa mudança necessita sempre de feedback de funcionários e clientes para possíveis melhorias futuras na organização. 

Além disso, é necessário zelar por pontos estratégicos de máquinas e equipamentos usados diariamente por funcionários, pensando na melhor adequação do espaço possível. Isso fará com que o fluxo entre eles também melhore, não precisando se deslocar de forma desnecessária dentro da empresa; consequentemente, tempo será economizado nos processos e custos reduzidos.

No caso dos clientes, é conveniente planejar espaços entre prateleiras ou produtos de no mínimo 1 metro de distância para que esses consigam circular livremente dentro do estabelecimento, sem causar desconforto. 

Outro ponto a ser observado, ainda, são os produtos da empresa. É importante que haja um controle de quais são os produtos mais vendidos, ou os que geram mais lucro.

Com isso em mãos, esses produtos devem ficar em pontos estratégicos, lugares privilegiados no local de venda, assim como produtos de menor valor ou que acabam saindo menos, devem ficar mais reclusos. Isso facilitará tanto o fluxo de funcionários, como o de clientes, fazendo com que esses não precisem passar em pontos desnecessários do estabelecimento, além dos “melhores” produtos ficarem sempre mais à vista do consumidor.

Esse projeto vai ao encontro de um 5S também, por exemplo. Possuem características em comum! Se quiser saber mais sobre, clique aqui.

Esse conteúdo lhe foi útil? Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo site ou WhatsApp ! A Projep está de portas abertas para ouvi-lo. 

 Conteúdo por Caio Zaccarim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *