Metodologia Nine Box: a ferramenta de avaliação de desempenho dos colaboradores da sua empresa

Você sabe claramente quais colaboradores impulsionam o resultado do seu empreendimento? Seus funcionários têm conhecimento dos objetivos traçados para eles?

Essas questões podem ser respondidas através da ferramenta Nine Box usada por muitas empresas no momento do Ciclo de Performance, no qual os colaboradores da companhia são avaliados por sua performance e seu potencial. A partir dos dados obtidos, decisões de recursos humanos que envolvem a promoção, a movimentação, o desenvolvimento e até mesmo o desligamento dos envolvidos podem ser realizadas com maior precisão, uma vez que essa metodologia gera uma matriz que fornece um panorama sobre a atuação de todos os funcionários.

Com ela, é possível direcionar o objetivo dos colaboradores alinhado ao objetivo do negócio através de métricas claras do que precisa ser feito e como deve ser feito para que a empresa alcance os resultados desejados da melhor maneira. Dessa forma, os colaboradores são posicionados individualmente em cada quadrante dos nove totais conforme desempenho e potencial demonstrado.

É formada por um eixo horizontal, sendo este o eixo do desempenho. O desempenho representa aqueles objetivos que foram traçados dentro de um período, os quais os gestores vão avaliar se foram cumpridos ou não. O potencial compõe o eixo vertical e, assim, avalia o nível de prontidão dos profissionais para assumirem atividades de maior complexidade. Cada eixo é subdividido em três dimensões: baixa, média e alta. Quanto mais alto o nível de competência e quanto maior o resultado do desempenho, mais aptos a promoções, aumentos de salário e reconhecimentos o colaborador está. Do contrário, quanto mais baixo o desempenho e quanto menor o nível de competência menor a probabilidade de um profissional receber reconhecimento, aumento de salário, promoção e mais perto de ser desligado ele se encontra. Como exemplifica a imagem a seguir:

Vale salientar que o fato de a pessoa ser classificada com um determinado potencial não significa que ela tem aquele devido potencial. O potencial é visto com base nos modelos de competência, isto é, se uma pessoa for definida com um alto potencial, significa que ela tem as competências de desenvolver e desempenhar atividades mais complexas. Se ela está com um potencial médio, está caminhando para o sucesso e precisa desenvolver certas habilidades para desempenhar atividades mais complexas. E, aquelas que foram classificadas com baixo potencial, não significa que não possuem potencial, mas que elas ainda não têm as competências necessárias para desenvolver atividades de maior complexidades. A ideia não é rotular os profissionais da sua empresa e sim, engajá-los ao máximo.

Dessa forma, essa ferramenta permite analisar por meio da matriz quais são os colaboradores que estão impulsionando os resultados da empresa e fortalecer a gestão de seus colaboradores diminuindo a subjetividade das avaliações e feedbacks, dando suporte aos que precisam evoluir e reconhecimento aos seus melhores talentos. Trabalhando de forma mais integrada, as pessoas crescem e os resultados da sua empresa também.

Esse conteúdo lhe foi útil? Tem alguma dúvida? A Projep está de portas abertas para ouvi-lo.  Entre em contato agora mesmo com a gente pelo site ou pelo WhatsApp.

Conteúdo por Isabela Angelotte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *