Custos x Despesas

WhatsApp Image 2020-02-13 at 19.54.49.jpeg

É extremamente comum a confusão ou até mesmo sensação de serem sinônimos: custos e despesas. No dia a dia, quando nos referimos à saída de dinheiro, parecem serem o mesmo. Contudo, o entendimento de sua diferença é fundamental para se atingir uma organização financeira.

Por um lado, custos são saídas de dinheiro, fixas ou variáveis, de algo de que se necessita, algo que faz a empresa andar, sempre vinculado à produção. Como exemplo, pensemos em um restaurante. A compra de alimentos para a produção de pratos é um custo, a compra de equipamentos para a cozinha é um custo. 

Por outro lado, despesas são saídas de dinheiro não programadas, podendo ajudar na produtividade, mas não relacionadas à produção. Nessa mesma linha de exemplo, temos a água gasta, a energia, salários do administrativo do restaurante, etc.

De forma simplificada, corte de custos pode afetar a qualidade e a produtividade da empresa, sugerindo algo negativo que impacta diretamente na produção; já o corte de despesas sugere mudanças para reduzir a saída do dinheiro, como automação de processos (redução salarial), economia de energia e reaproveitamento de recursos.

A empresa que classifica seus custos e despesas corretamente não precisa contar com a sorte em suas decisões administrativas. Ela pode usar as informações desses gastos para tomar ações ordenadas, objetivas e específicas. Essa é a importância desse discernimento. Precisa de ajuda? Entre em contato conosco da PROJEP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s