O PDCA: você garante o controle de qualidade sob seus produtos?

Sendo uma das ferramentas mais importante do Controle de Qualidade, o PDCA tem um papel muito importante para a melhoria contínua dentro das empresas.
O método é responsável por planejar os processos, aplicá-los, prever possíveis falhas, solucioná-las e conferir os resultados.
Sua sigla vem do inglês, e significa: plan, do, check e action (planejar, fazer, verificar e agir). Cada fase funciona da seguinte maneira:
Plan – São estabelecidos os objetivos e as metas do ciclo, identificados quais problemas serão resolvidos e definidos os indicadores de desempenho (que mostrarão se os objetivos estão sendo alcançados).
Do – Nessa fase, ocorre a execução do que foi planejado, de acordo com o que foi estabelecido na etapa anterior.
Check – A fase tem início juntamente com a implementação do plano de ação, onde os resultados são monitorados e analisados, e o principal objetivo desta etapa é detectar se estão ocorrendo erros ou falhas.
Action – Nessa etapa é que são corrigidas as falhas encontradas no passo anterior. Depois, começa do ínicio. Exatamente por ser um ciclo, o método deve ser retomado sempre para exista a melhoria contínua.
Gostou do conteúdo? A PROJEP pode te ajudar! Entre em contato com nossos consultores.53491A38-D68D-466C-87D6-C2AE84A48841

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s