O que é “Clima Organizacional” e por que é importante que uma empresa o mantenha bom?

3AC2D191-4A0D-40FA-88DA-B756A636D6D8Suponhamos que haja duas empresas concorrentes, em um mesmo prédio, cuja visão dos respectivos CEOs é de produtividade. Uma, com funcionários felizes, com amizade entre si, horários flexíveis, talvez até possuindo um dia de home office, alavancando vendas. A outra, com membros fofocando pelos elevadores, intrigas internas, mas todos se matando para cumprir horário e sonhando com férias. Esse cenário pode acontecer, mas não dura muito tempo.

Clima Organizacional nada mais é do que a compreensão pela cúpula estratégica da empresa (CEOs, chefes, diretores, etc.) das necessidades dos funcionários, das relações interpessoais, das preocupações profissionais e pessoais. É entender como os funcionários estão se sentindo, do que precisam, o que vem os incomodando e, assim poder usar essas informações para melhorar o ambiente de trabalho e caminhar para maior produtividade.

Como afirmado acima, o cenário da segunda empresa não duraria muito tempo justamente pelo desgaste físico e emocional do funcionário. Com o passar dos dias, o cansaço toma conta e reduz tanto a motivação quanto a produtividade dele, puxando consigo as vendas da empresa.

Essa é a importância de garantir um Clima Organizacional bom. Quanto melhor o relacionamento funcionário-empresa, melhor ele se desenvolve e trabalha em conformismo com os objetivos e metas da organização. Assim, com mais motivação, ele tende a buscar mais conhecimento e diferenciais a serem aplicados em seu trabalho, uma vez que gosta do que faz.

Benefícios como home office, possibilidade de aumento e atingimento de cargos maiores, horários flexíveis, comunicação direta com a cúpula estratégica, entre outros, são algumas práticas que podem melhorar esse clima.

Entretanto, você deve estar se perguntando como um superior teria acesso a essas informações, ou até mesmo abertura de falar com os funcionários sem sobrecarga própria (sobretudo em empresas grandes), certo? Bom, é uma tarefa difícil convencer os membros da empresa a “desabafarem” com seus superiores sem possibilidade de demissão. Para isso, uma das práticas aplicadas em grandes empresas é a Pesquisa de Satisfação, podendo ela ser feita através de formulários ou aplicativos. Mas, isso excluiria o contato interpessoal e o feeling de que algo está acontecendo, correto? Para isso, pode-se criar o setor de Relações Humanas (ou Gestão de Pessoas), ou, se já existe, criar um cargo somente para a manutenção do Clima Organizacional. Caro, né?

Nossa melhor sugestão, então, é entrar em contato com a PROJEP! Possuímos ferramentas e técnicas que facilitam essa abertura dos funcionários, além de representar neutralidade dentro da empresa, e significar um pequeno investimento monetário, mas grande investimento à empresa! Estamos abertos para ouvi-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s