Gestão de estoque e suas vantagens

WhatsApp Image 2019-12-19 at 18.56.57Ter o controle sobre cada setor da sua empresa é essencial para mantê-la organizada. Diante disso, entender do que ela precisa para operar com eficiência é fundamental para evitar prejuízos financeiros, quebras de orçamento e aumentar a produtividade. E, tratando-se de gestão de estoque, o mesmo controle é necessário. Assim, separamos três principais vantagens de uma gestão de estoque em sua empresa:
1- Otimização dos processos:
Otimizar processos significa realizar funções nos fluxos de atividades de trabalho, sejam elas automatizadas ou não, visando encontrar gargalos de produção, erros ou desperdício de tempo e dinheiro. O objetivo é alcançar o resultado traçado pela empresa, porém, com menos recursos e mais eficácia.
Na gestão de estoque, a otimização de estoques é realizada através dos processos internos que são informatizados e os arcaicos são eliminados, os que demandam muito uso de papel ou planilhas. O controle de estoque é organizado em forma de chacklist no sistema e assim ganhará mais tempo, e consequentemente melhorar a produtividade da empresa, com os processos padronizados e de mais fácil acesso aos funcionários .
2- Redução no índice de erros:
No meio de tanto serviço, algo sempre acaba passando por despercebido. Entretando, por menos que seja o erro ele pode causar dificuldades na hora de verificar os dados, resultando em problemas contábeis. Assim, o controle de estoque em check list podem evitar esses errinhos.
Se voltarmos ao objetivo fundamental da logística, que é entregar a mercadoria certa no local, na quantidade e no prazo corretos, a não identificação de erros de estoque não pode ser um processo estático em que é verificado somente no final de um período. O correto é que esta gestão sirva como uma espécie de controle para evitar que os mesmos erros ocorram na próxima expedição.
3- Redução de prejuízos:
Partindo da ideia de que é essencial ter o controle dos produtos em estoque, pode-se trabalhar com a tranquilidade de poder suprir qualquer demanda. Isso sem possuir determinada mercadoria em excesso, ocupando espaço e também economizando na reposição. Além disso, a empresa consegue manter o nível de estoque ideal. Faz isso usando ferramentas como previsão de demanda e lotes mínimos de compra com o intuito de otimizar o custo da empresa.
Assim, é importante ter em mãos os dados a respeito de seu armazenamento. Somente assim se pode seguir em ordem, com a certeza de poder atender a qualquer procura. Principalmente se algum cliente adquire certo item com frequência.
Tanto a falta quanto a sobra de mercadorias é uma realidade agravante no dia a dia operacional dos gestores, causando problemas na operação como o erro na contagem das mercadorias e a insatisfação do cliente devido à falta do produto na prateleira
Com o sistema de gestão de estoque sua empresa controla com exatidão quais mercadorias estão saindo mais rápido e quais estão demorando mais para sair. Com esses dados em mãos é possível prevenir perdas. Afinal poderá identificar o que está causando problemas, realizar procedimentos para que a prevenção vire hábito da equipe e desenvolver ações promocionais para vendas dos produtos em tempo hábil, sem que a empresa saia prejudicada.

Fale com um dos nosso consultores e entenda melhor sobre essa gestão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s